"Adorei a sua visita!"

Sejam bem-vindos!

Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.

Charles Chaplin

Pages

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Artigos em destaques ( alunos dos 2º A, B e C)

      Os Homens Têm Direitos Sobre As Mulheres?                             
   Essa questão sobre homens terem direito de mandar nas mulheres é muito antigo.Há anos atrás homens mandavam nas mulheres,elas apenas faziam o que eles mandavam.Mas isso mudou e agora existem mulheres trabalhando e homens as obedecendo.
   Se ,por exemplo,  nossa presidente Dilma obedecesse os homens talvez ela nunca seria presidente,apenas seria mais uma dona de casa lutando pela suas idéias .Cantoras como Beyoncé lançou uma música chamada (Run The Word)Girls! diz a letra que são as mulheres que mandam no mundo.
  Os homens perdem por 49% de poder e controle sobre as mulheres,e ainda existem casos de mulheres que sofrem,mulheres tem conquistados espaços em programas sociais,como no Rio Grande do Norte ,em 5 projetos do governo do estado,elas são a maioria.
  Mulheres do mundo todas não aceitam mais ser tratadas como objeto,isso é uma realidade e uma conquista.Homens não tem nenhum direito sobre as mulheres na minha opinião.


                                                                 autora : Sarah Alves Caroamigo



                                             IMPUNIDADE ZERO
  Hoje em dia assistir um jornal na TV e ver a manchete “Marido mata mulher” é comum. As pessoas já estão se acostumando com esses casos.
  A cada dia que passa o número de mulheres mortas, agredidas e mal-tratadas só aumenta. Será que ninguém vai fazer nada pra mudar isso? Até quando vamos permitir tamanha violência?
  Para mim esses homens covardes que agridem suas companheiras não passam de seres doentes, loucos, psicopatas.
  Com que direito uma pessoa acha que pode matar ou agredir a outra?
  Quantas mulheres vão todos os dias à delegacia registrar um boletim de ocorrência e voltam para suas casas do mesmo jeito que saíram, sem nenhum B.O., porque nem a polícia acredita nelas. Meu Deus, quanta hipocrisia. Depois acontece o pior, a mulher morre e a culpa é dela por não registrar nada antes.
  Violência é uma palavra que não deveria existir, muito menos contra uma mulher e jamais contra uma criança.
  Não devemos fechar os olhos diante dessas situações, pois em uma mulher não se bate nunca.
  Não é só mais um caso, é a realidade da nossa sociedade. 

                                                    autora:            Brenda Bellini nº 6   2ºA  




Violência contra mulher
   A cada dia vem aumentando o número de mulheres que sofrem violência em casa, “um levantamento do ministério da saúde mostra que em 37 cidades nos 27 estados comprova que a violência em casa foi a causa numero um de atendimento de emergência entre mulheres mesmo com a lei Maria da Penha. No superior Tribunal Federal, a quantidade de processos sobre violência contra mulher é crescente – em 2006 foram 640, em 2011 já chega a 1.600, o que representa um aumento de 150%.”
  Esse tipo de violência acontece porque em nossa sociedade muita gente acha que o melhor jeito de se resolver um conflito é a violência e que os homens são mais fortes que as mulheres. Por isso ainda há maridos, namorados e pais e outros homens que acham que tem direito sobre as mulheres.
  Um lar onde devia prevalecer o amor, o respeito, o carinho torna-se um verdadeiro pesadelo para certas mulheres e filhos, na maioria das vezes, o álcool, as drogas e ciúmes são as causas disso tudo, mas nada justifica esse ato covarde de violentar mulher e filhos.
  O mais triste é que a maioria dessas mulheres sofrem caladas, porque não tem coragem de denunciar ou dependem de seus maridos, mas esquecendo tudo isso: como cresce um filho nessas condições? Vendo sua mãe sendo agredida constantemente?
  São palavras que ofendem, agressões que deixam marcas horríveis no corpo, marcas interiores que, às vezes , nem o tempo apaga.
  Eu concordo com o ditado que diz que em uma mulher não se  bate nem com uma pétala de rosa, deve-se tratar mulher com carinho, respeito.
   Todos devem contribuir para tudo isso acabar e essa foi minha pequena contribuição.
 

                                                                      autora:Bruna Zangarini Pegoraro




Os homens têm direitos sobre as mulheres?
  Desde o começo dos tempos as mulheres têm sido rotuladas como “donas de casa”, seus papéis na sociedade eram cuidar bem dos maridos para que eles pudessem trabalhar e sustentá-las, na política seus votos e opiniões eram proibidos, não podiam se quer trabalhar, pois, qualquer tipo de tarefa deveria ser executada por homens, por serem mais “fortes”, “responsáveis”, “capazes” e “lideres de família”.
  Com o passar do tempo as mulheres tem conquistado seu espaço de um modo nunca imaginado em toda a história. Elas vivem com autonomia e independência, trabalham, estudam, viajam e, aparentemente, não há mais limites para suas conquistas.
  Os homens e mulheres, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm os mesmo direitos, as diferenças são colocadas pelo costume, de acordo com o costume a mulher seria mais frágil, só que hoje essa diferença já não existe. Tem sido assegurada legalmente a igualdade de direitos. Homens e mulheres têm direitos iguais, só existe a diferença de gênero. O homem jamais será igual a mulher, e a mulher jamais será igual o homem, a mulher gera filhos, o homem cria filhos, mas ambos tem a mesma capacidade.
  Concluindo, em momento algum o homem deve ser considerado superior a mulher, e muito menos tentar exercer poder sobre elas, pois ambos são iguais.

autora:Natalie Gabrielle Leite de Souza
                                                                                                  2ºB



O homem tem direito sobre as mulheres?

  Depende de como cada uma entende a palavra direitos, muitos homens com conceitos machistas pensam que direitos é bater, humilhar, maltratar, etc. Mas na verdade direitos sobre as mulheres deveria significar respeito para com as mulheres, pois a mulher é um complemento do homem e como complemento todo homem deve tratá-la com respeito.
  Então o homem tem sim que demonstrar respeito para com a mulher tanto na vida social, como no mercado de trabalho e principalmente no casamento onde homem e mulher se unem para constituir uma família e nessa união o respeito tem que prevalecer.
  Muitos querem mudar o mundo, mas não notam que precisam primeiro mudar a si mesmo, cada dia as pessoas estão com a mente mais fechadas para princípios, como amar o próximo. Todos somos iguais, mas por respeitarmos as diferenças dos outros é o que nos torna diferentes.
  “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidades e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas as  outras com espírito de fraternidade.” (Artigo I declaração Universal Dos Direitos Humanos).
    Todas as pessoa são iguais, portanto, devemos tratar aos  outros como gostaríamos de ser tratados, então estaríamos respeitamos não só as mulheres, mas também todas as pessoas.


Lucas Cardoso Fermino









Baile funk acarreta problemas  a toda sociedade
  O funk é um dos tipos de música mais populares entre a população carente brasileira. As letras dessas músicas muitas vezes tratam de assuntos do cotidiano das pessoas que habitam favelas e bairros da periferia. Mas, outras vezes , as letras são compostas de apologias sexuais e criminais.
  A maior manifestação do público que aderiu a este estilo é o chamado “baile funk”. À maioria desses bailes ocorrem nas favelas e bairros da periferia das cidades, são feitos a céu aberto, sem controle de público, sem nenhum tipo de segurança e sem centros ambulatórios.
  Sendo assim, qualquer pessoa pode participar dos bailes funk, independentemente, inclusive, da idade.
No meio das pessoas que estão lá presentes, existem barracas em que são vendidas bebidas alcoólicas sem nenhum controle. Mas o pior é que, em muitas vezes há venda e consumo de drogas no local, que inclusive é comum ocorrerem entre crianças e jovens menores de idade.
  Além de tudo isso alguns bailes, são organizados por traficantes, que utilizam das letras das músicas para divulgarem os ideais das chamadas facções, incitarem o uso de drogas e a violência.
  Há letras que estimulam o ato sexual. As pessoas estimuladas pelas letras, pela dança e pelo clima acabam por se relacionarem sexualmente no próprio local. Como não há no local qualquer tipo de saneamento básico, as pessoas se expõem a riscos de saúde. E por vezes os atos sexuais são entre maiores de idade com menores.
  Ainda muitos bailes acabam sendo motivos para brigas entre facções rivais, o que faz com que haja tiroteios  e em caso civis mortos.
  A venda de drogas, as doenças que são muitas vezes contraídas nos bailes, a violência e os crimes que são incitados nas letras das músicas geram um problema a toda sociedade, tanto economicamente, quanto em relação a segurança e em outras áreas.
  Algumas autoridades, entendendo o que ocorre no baile funk não é apenas prejudicial a determinado grupo de pessoas, que não gostam do estilo, mas acarreta danos a toda sociedade, decidiram impor normas, que não proíbam, mas sim que legalizem os bailes funk.
  Essa determinação da justiça não é uma forma de censura, mas sim uma forma de proibir que ocorram crimes durante um baile funk.
  O funk enquanto novo movimento cultural não deve ser proibido. Mas a partir do momento em que as letras desrespeitem as leis, ofendam os seres humanos, façam apologia ao uso de drogas, a prática de crimes ou ao ato sexual; e os bailes não tenham segurança, atendam as normas básicas de saúde e higiene, e respeitem todas as leis e a sociedade, deve sim ser proibido.


                                                                                   Giovani Augusto dos Santos
                                                                                    2ºB
                                                 
                    O Brasil é um país racista?

  O Brasil hoje não é um país racista, claro que sempre vão existir aquelas pessoas, que não aceitam a pessoa como ela é. Antigamente, sim o Brasil era um país racista, até por conta dos escravos que por “coincidência”  eram todos negros, bom isso já era racismo, era preconceito pela cor da outra pessoa, e para eles isso significava que eles eram inferiores aos demais.
  “Na nossa cultura existem várias piadas e termos que mostram como a distinção racial é algo corrente em nosso cotidiano.”
 Por exemplo, quando alguém se auto-define que é negro, muitos se sentem deslocados. “O desconforto na verdade denuncia nossa indefinição mediante a idéia da diversidade racial” e não necessariamente que sejamos racistas.
  É Lá no passado que nós podemos levantar as questões sobre como o brasileiro lida com a questão racial.
  “A escravidão africana instituída em solo brasileiro, mesmo sendo justificada por preceitos de ordem religiosa, perpetuou uma idéia corrente onde as tarefas braçais e subalternas são de responsabilidade dos negros.” Esse conceito é totalmente errado.
  Eu sou a favor da igualdade entre as pessoas, e não da desigualdade entre as mesmas, mas o fato é que sempre vão existir pessoas que não conseguem aceitar as pessoas como elas realmente são, mas mesmo assim não acredito que o Brasil seja um país racista e sim um país com diferenças que muitas vezes não acabam bem.

autor: Adriano Junio de Almeida Prado, 02      2ºC)



                                             Racismo no Brasil ?

  Até onde pode chegar o grau de ignorância de uma pessoa em julgar ou discriminar a outra pela cor da pele ? Essa hipocrisia ainda existe ?
 Uma terra habitada por indígenas e que se tornou independente por braços fortes e os seus primeiros trabalhadores escravos! Mas que ainda não há igualdade no meio de tanta diversidade,no meio de tantas culturas.
  Será que o Brasil realmente é um país hospitaleiro ?
  Você pode ser branco e nunca ter parado pra pensar nos seus antecedentes,
existe uma miscigenação de etnias e que talvez você nem ao menos saiba o que significa isso. Tudo isso parece não mais existir,o Brasil um país de diversidade e orgulhoso por sua nação...
   O que existe mesmo é ignorância e insensatez um Brasil com máscaras e camuflado;os alvos são sempre os mesmos,negros,nordestinos,pobres...
   O racismo não apenas a falta de ética de julgar o próximo, mas também de se mover uma sociação.
   No Brasil, as pessoas que se sentir  desprezadas,humilhadas e discriminadas podem recorrer a um processo judicial contra quem cometeu a atrocidade.
 Será que isso basta ?
    A pessoa que humilha não será punida de maneira nenhuma,e continuará praticando esse ato.Já a pessoa que sofre a humilhação perde sua dignidade e perspectiva de vida.
   A pessoa que sofre com a ignorância da outra não terá chance alguma de ir até o fim com seus direitos. Por que a justiça não é justa.
   Mas essa pessoa está errada  por  exigir seus direitos ?


  “Pequenos atos podem se tornar grandes ao serem ignorados”


                                                         autora:         Agatha Prado


Cada um as suas diferenças!
  Racismo, uma palavra que todos conhecem, mas  ainda é banalizada por muitos. Na verdade , no Brasil, o racismo ou qualquer tipo de preconceito é um simples gesto de ignorância, se tivermos como análise nossas origens. ‘’O Brasil é uma mistura de diferentes raças e culturas, ou seja, um país muito hospitaleiro’’, será que todos concordam com isso? Quais as origens de um verdadeiro brasileiro? Indígenas, ou até mesmo escravos... Que por assim dizemos eram negros.
  É fácil ver casos de racismo, numa contratação de emprego, num julgamento onde há diferentes etnias, nas campanhas de publicidade. Isso não acontece só no Brasil, mas em todo o mundo.
  Um dia isso irá acabar tanto é que o melhor jogador do mundo foi negro, os atletas mais bem preparados são negros, a mulher mais bonita do mundo é negra, o homem que conseguiu entrar para a política mais poderosa do mundo é negro, e está para nascer uma passista branca que sambe tão bem quanto às mulatas.
  Aos poucos, com certeza, esse racismo banal irá acabar. O brasileiro tem de honrar e valorizar suas origens, para que um dia este país tenha condições de lutar com igualdade pelos seus direitos. E ser mais do que o  ‘país do futebol e do carnaval...’, ser o país em que o mundo nos conheça como um país livre de  qualquer desigualdade seja racial ou social.
  

Cristiane S. Lima     08     2°C





0 comentários:

Postar um comentário