"Adorei a sua visita!"

Sejam bem-vindos!

Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas.

Charles Chaplin

Pages

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

" O olhar"

    Seria interessante ...olhar individualmente, observar as habilidades . Partilho com vocês esse artigo  muito interessante e realista. Leia:


Alunos bons recebem
menos atenção

Quem é ou foi professor sabe
que existem bons e maus
alunos. Os bons, de modo
geral, tiram boas notas e são disciplinados,
e os ruins, além de não se
darem bem nos estudos, faltam às
aulas e são indisciplinados.
Mas qual é o aluno que precisa de
mais atenção do professor, os bons
ou os maus alunos?
Os bons alunos andam reclamando
que muitas vezes eles terminam
suas tarefas e fi cam sem fazer nada
porque os professores fi cam ensinando
os coleguinhas atrasados.
Será que tem de ser assim mesmo?
Esperar os alunos mais lentos?
Esse procedimento é uma distribuição
de tempo injusta que prejudica
os alunos mais inteligentes - ou
mais desenvolvidos.
Nas aulas de educação física
acontece o contrário. Os alunos que
se dão bem em alguma modalidade
de esporte são aplaudidos, enquanto
os outros sem nenhuma aptidão
são preteridos, mesmo sendo alunos
exemplares na sala de aula.
A escola é a melhor fonte da formação
do caráter e da personalidade
e é o lugar onde o tempo deve ser
aproveitado ao máximo.
Mentes privilegiadas são raras,
devem ser protegidas e exploradas
porque o futuro do país depende
muito mais de cérebros evoluídos do
que de atletas campeões.
Muitos alunos há que não conseguem
aprender álgebra, alemão, tocar
piano, pandeiro; e daí? Eles poderão
ser excelentes profi ssionais em outras
áreas e se destacando em outras atividades.
Por esse motivo não há razão
para insistir com os mais fracos, preterindo
os mais aptos.
Nenhuma atividade ou profi ssão
é menos nobre que outras; todas
são importantes e imprescindíveis.
Quem não consegue ir bem numa escola
tradicional deve procurar outro
tipo de atividade ou um curso compatível
ao seu perfi l, as suas potencialidades
e aptidões.
O que importa é fazer o que melhor
se adapta ao corpo e à mente.
Quem gosta do que faz não precisa de
férias porque está sempre de férias.
Não existem pessoas mais inteligentes
do que outras - arriscou
um fi lósofo educador. Quando os
resultados foram ruins, ou nada deu
certo, é porque quem executou o
trabalho não era a pessoa certa para
aquele trabalho. Quem não conseguiu
aprender análise sintática ou
números fracionários não tem por
que se preocupar. Muitas vagas são
preenchidas por quem nunca aprendeu
o signifi cado de dízima perió
dica, onde fi ca Marrocos ou se barata
é inseto.
Os educadores devem estar atentos
a estas máximas populares: “É
inútil bater em ferro frio”; “É inútil
querer transformar cobre em ouro;
“É inútil semear em solo infértil”.
Plínio Montagner -
Piracicaba, SP

Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.
Platão

0 comentários:

Postar um comentário